sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Istituto Marangoni e NABA/Domus Academy

Estamos chegando ao fim da viagem. Acredito que todos os alunos que participaram desse módulo internacional voltam para o Brasil com um olha diferente para o design de interiores, ou com uma maneira mais ampla de entender essa profissão que é tão múltipla.

Hoje não visitamos escritórios, mas visitamos duas instituições de ensino. Diferentes entre si, mas com essências muito similares.

Na manhã, conhecemos o Istituto Marangoni, com sua bela estrutura física de salas e laboratórios, de dar inveja a grandes instituições no mundo. Além de conhecer a escola, tivemos o privilégio de ter uma aula com a Cristina Morozzi, diretora de educação na escola. Uma aula, mostrando referências e mostrando que o design de interiores é mais do que aparenta ser. O design relaciona moda, objetos, costumes, desejos, sensações, sendo tudo isso criado nos espaços e para as pessoas que o ocupam.

E aos alunos presentes, tiveram ainda a possibilidade de receber dicas, sobre como ser um bom designer, mas essas dicas são privilégio dos alunos que participaram. ;)

Na nossa tarde, retornamos ao campus da Domus Academy, mas agora para conhecer a outra escola que divide o espaço com eles, a NABA - Nuova Accademia di Belle Arti - em uma aula sobre "Para onde caminha a arquitetura/design de interiores italiana", com o Professor Maurizio Scalzi. Tivemos uma panorama de para onde caminha a arquitetura/design de interiores a partir de referencias contemporâneas. Entendemos ainda um pouco de como os profissionais italianos entendem o design de interiores, com suas necessidades e desafios.

Por fim, olhando para o dia de hoje, novamente, notamos que o design é muito mais do que apenas materiais, tecnologias, acabamento e decorações. Reafirmamos que o design de interiores e a possibilidade de criar relações entre as pessoas e das pessoas com os espaços.

Algumas fotos do dia!





Nenhum comentário:

Postar um comentário