domingo, 8 de novembro de 2015

Encerramento de nossa viagem!

Para o encerramento de nossa viagem espetacular por essa cidade no mínimo peculiar, nossa querida guia e (depois dessa semana) amiga, Morena Ghilard, nos levou ao Cafe 10 Corso Como, muito próximo ao nosso hotel. Um lugar charmoso, como toda a cidade de Milão.

Lá, realizamos nossa reunião de encerramento da viagem. Brindes e um balanço sobre essa viagem de estudos, que mostrou uma cidade, sua história e um pouco do pensamento de seus profissionais designers, sobre como é essa profissão e caminhos a serem seguidos para nosso crescimento profissional.

Balanço extremamente positivo sobre tudo que vimos nesses dias, desde as visitas aos pontos históricos da cidades, seus museus, suas histórias, mas principalmente sobre as pessoas e profissionais que conhecemos aqui.

Sobre os profissionais, fomos apresentados a figuras incríveis e inspiradoras. O carisma e simpatia de Iris Viehman, do IRIS Interior Color Concepts, seu conhecimento sobre cores e composição a partir dos tecidos, para criar ambientes novos. O charme enigmático de Ico Migliore do Migliore+Serveto, mostrando a prática de um grande escritório de design e arquitetura, ressaltando a importância na atenção aos detalhes nas pessoas. O dinamismo e a prática de Michele Rossi, do escritório PARK Associati, que a partir de sua humildade evidenciou o que é importante na criação de espaços, sejam eles internos ou externos.

E ainda os professores das escolas: Istituto Marangoni, Domus Academy e NABA. Primeiro, Francesca Vargiu; prática, precisa e didática sobre sua apresentação sobre a Domus Academy e a formação em design de interiores.  Depois, Cristina Morozzi; Charmosa, impactante e envolvente, mostrando seu conhecimento e a importância de navegar entre diferentes áreas de conhecimento, quando falamos de design. E por fim, Maurizio Scalzi; contemporâneo, atencioso e interessado em conhecer nossa cultura e nosso olhar sobre os caminhos do design na Itália.

Não posso deixar de falar novamente de nossa Guia Morena, que diariamente, nos presenteou com seu conhecimento histórico aprofundado da cidade, que com certeza foi importantíssimo para criar a base para entender um pouco do povo desse local. Também uma professora.

Colocar em palavras a experiência dessa semana é uma tarefa impossível. Cabe a esse professor que aqui escreve apenas dizer que todo aluno de design deve conhecer mais, buscar mais e não deixar que nada impeça o crescimento de um profissional. No design, a criação deve existe como uma colagem, de referências, histórias, mas talvez principalmente, experiencias e sensações vividas.

Busquem elementos para além de seus muros, saia de sua zona de conforto.













Nenhum comentário:

Postar um comentário